Influências Situacionais

O comportamento do consumidor recebe influências situacionais que nos levam a compra, incluem o ambiente físico e social, o tempo e a natureza da tarefa além de humores e condições momentâneas.

Em um ambiente físico levamos em conta os aspectos ligados ao local, como a loja expõe seus produtos, iluminação e o nível de ruído. (CHURCHILL, 2013, p.170)

Um posto de combustível é considerado um ambiente sujo, com cheiro de combustível, manchas de óleo, até mesmo a compra do principal produto é feita sem sair de dentro do veículo. Por outro lado, as lojas de conveniência precisam estar preparadas para receber os clientes que optam por consumir além dos produtos combustíveis. Ter uma loja adequada para que esta experiência seja a melhor possível é importante para a manutenção deste cliente.

O ambiente de compras pode ser alterado para estimular a venda dos produtos. O merchandising, o som ambiente, temperatura do ar-condicionado, cores, cheiro de café, pão, entre outros representam os aspectos que estão ao alcance de quem está focado no marketing do ponto de venda.

“Aspectos relacionados ao ambiente da loja (ponto-de-venda), como localização, decoração e materiais do ponto-de-venda – cores, música e vendedores, além de outros elementos mercadológicos, como produtos, promoções, ofertas e merchandising – também representam influências situacionais físicas importantes…A combinação de uma música adequada com cores e objetos de decoraçãoo congruentes com a atmosfera pretendida é um recurso físico poderoso sob o controle do profissional do marketing. “(SAMARA, 2005, 156)

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *